1- MARKETPLACE BEAUTYLAND
O marketplace Beautyland é propriedade da SALVADO & SOUSA - Business Alliance Lda., com sede na Rua da Bela Vista à Graça 31A - Piso 6 - Escritório 18, 1170-254 Lisboa - Portugal, pessoa coletiva n° 514 583 037, de ora em diante abreviadamente designada por Beautyland.
A Beautyland disponibiliza um serviço de Apoio ao Cliente, através do qual o Cliente poderá, a qualquer momento, contactar a Beautyland para pedir esclarecimentos, dar sugestões ou apresentar reclamações através do formulário disponível em https://www.beautyland.pt/contactos através da linha de Apoio ao Cliente 210 107 522, disponível das 9h00 às 18h00, de Segunda a Sexta (chamada para a rede fixa nacional).
A compra de qualquer produto/serviço/formação no marketplace Beautyland e seus subdomínios e a criação de conta pressupõem a aceitação das presentes informações e Termos e Condições.
As transações vão ficar associadas à base de dados da Beautyland.
2- CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO MARKETPLACE BEAUTYLAND
O Utilizador deve ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos para criar conta online e
efetuar compras no marketplace Beautyland.
O Utilizador deve utilizar o marketplace Beautyland em cumprimento com o disposto
na legislação aplicável.
O marketplace Beautyland pode possuir ligações a outros websites, os quais poderão
conter informações/ferramentas úteis para os seus utilizadores. Os presentes Termos e
Condições da Beautyland não serão aplicáveis a websites de terceiros. Como tal, caso
o Utilizador visite outro website, redirecionado a partir do marketplace Beautyland,
deverá tomar conhecimento e aceitar os termos e condições e a política de privacidade
do mesmo.
2.1 Moderação de conteúdos
A Beautyland repudia qualquer tipo de informações, produtos, serviços ou atividades
cujos conteúdos, independentemente da sua forma, atentem contra as leis do
direito nacional ou da União Europeia, regulamentos ou princípios, valores, regras e
procedimentos da Beautyland ou que se relacionem com atividades ilegais. Neste
âmbito, realçam-se os discursos ilegais de incitação ao ódio, terroristas, discriminatórios,
a partilha de imagens pedopornográficas ou privadas sem autorização, a violação de
direitos fundamentais, a perseguição em linha, a violação da proteção de menores,
a violação de dados pessoais e privacidade, entre outros previstos no Regulamento
dos Serviços Digitais [Regulamento (UE) 2022/2065 de 19 de outubro] (doravante
designado por “DSA”).
Caso, no decurso da utilização do marketplace Beautyland, o Utilizador forneça
quaisquer conteúdos considerados ilícitos ou ilegais ou viole quaisquer disposições
legais ou as disposições dos presentes Termos e Condições, a Beautyland reserva-se o
direito bloquear ou eliminar esses conteúdos, sem prejuízo do recurso às autoridades
competentes, nos termos legalmente previstos.
O Utilizador será previamente informado do bloqueio de conteúdos, suspensão
temporária ou eliminação definitiva da sua Conta Online Beautyland, de acordo com
os seguintes termos:
a) O Bloqueio de conteúdos ilícitos ou ilegais significa que todos e quaisquer conteúdos
fornecidos serão imediatamente bloqueados, deixando de estar visíveis pelo Utilizador,
sejam estes imagens, mensagens, textos, vídeos, áudio ou outros;
b) A suspensão temporária da Conta Online Beautyland significa que o Utilizador deixará
de poder iniciar sessão na sua conta para a realização de pedidos de encomendas, a
qual poderá ocorrer durante um determinado período, dependendo da gravidade da
infração.
A tomada de decisão da Beautyland será informada ao Utilizador, indicando os motivos
de forma clara e devidamente fundamentada, relativamente às medidas e restrições
adotadas pela Beautyland.
Caso, no decorrer das diligências efetuadas para averiguar sobre a violação de
disposições legais ou do disposto nos presentes Termos e Condições pelo Utilizador,
a Beautyland tome conhecimento de qualquer informação que levante suspeitas
de que ocorreu, está a ocorrer ou é suscetível de ocorrer um crime, esta informará
imediatamente as suas suspeitas às autoridades policiais ou judiciárias competentes
sobre a matéria.
2.2. Medidas contra Atuação Abusiva
Considera-se uma Atuação Abusiva por parte do Utilizador, os casos de fornecimento
de conteúdos ilícitos, ofensas de Utilizadores contra Vendedores do marketplace
Beautyland ou contra a Beautyland; a atuação fraudulenta no pagamento de compras
online, o enriquecimento ilícito, por meio de aproveitamento de erro manifesto na
marcação de preços de produtos relativamente aos preços praticados no mercado,
bem como os de submissão de reclamações manifestamente infundadas de forma
frequente.
2.3 Sistema de gestão de reclamações
Caso o Utilizador não concorde com as decisões tomadas pela Beautyland, com
fundamento na violação do presentes Termos e Condições ou de Atuação Abusiva,
pode aceder, durante um período de seis meses, ao sistema de envio de reclamações,
no qual poderá apresentar a sua reclamação, de forma eletrónica e gratuita.
Sempre que as reclamações do Utilizador contiverem fundamentos suficientes para a
Beautyland considerar que a sua decisão é infundada ou que os conteúdos fornecidos
pelo Utilizador não são ilegais nem incompatíveis com os presentes Termos e Condições,
ou as reclamações contenham informações que indiquem que o comportamento do
Utilizador não justifica a medida tomada, a Beautyland revoga a sua decisão.
O sistema de gestão de reclamações está disponível, através do formulário disponível em
https://www.beautyland.pt/contactos e assenta numa avaliação casuística, atempada,
diligente e objetiva, nos termos do qual as reclamações são geridas da seguinte forma:
A Equipa de Gestão de Reclamações recebe a reclamação do Utilizador via formulário,
analisa a situação exposta e identifica o nível de insatisfação do Cliente.
O Cliente recebe a resposta e, no caso de não ter ficado esclarecido são prestados
esclarecimentos adicionais. No caso de o Utilizador ter ficado esclarecido, a reclamação
é devidamente arquivada.
Todas as reclamações são alvo de análise e resposta de acordo com os requisitos
inerentes ao tratamento das sugestões e reclamações, no âmbito da Norma 10002.
2.4. Ponto de contacto único
O marketplace Beautyland está concebido de forma que todos os colaboradores,
parceiros, vendedores e clientes da Beautyland cumpram de forma rigorosa os
princípios de transparência, segurança e fiabilidade durante a utilização do mesmo,
sendo expressamente proibidos todos e quaisquer conteúdos ilegais ou ilícitos,
conforme previsto na DSA e demais legislação aplicável.
No entanto, o Utilizador do marketplace Beautyland pode, por via do ponto de contacto
único e caso encontre algum conteúdo ilícito ou ilegal, no marketplace Beautyland,
denunciá-lo através do link denominado “Denunciar Produto/Serviço/Formação”,
disponível na janela de compra do Produto/Serviço/Formação em questão.
Através deste canal, os Utilizadores do marketplace Beautyland podem entrar em
contacto com a Beautyland para denunciar quaisquer produtos, serviços, formações,
textos, imagens, vídeos, áudios, informações ou qualquer outro tipo de conteúdo que
potencialmente sejam considerados ilícitos, ilegais ou violadores de quaisquer termos
e condições, normas, regras ou procedimentos da Beautyland ou de quaisquer leis,
regulamentos ou diplomas, nacionais ou europeus.
3- ALTERAÇÃO DO MARKETPLACE BEAUTYLAND E DOS PRESENTES TERMOS E
CONDIÇÕES DA CONTA ONLINE BEAUTYLAND
A Beautyland reserva-se o direito de modificar a qualquer momento, sem aviso prévio,
a apresentação e conteúdo do marketplace Beautyland, seus serviços e os presentes
Termos e Condições, ressalvando-se os direitos adquiridos quanto aos contratos
já celebrados e em execução. Essas modificações servirão para uma melhoria do
marketplace Beautyland e, simultaneamente, dos serviços oferecidos ao Utilizador
que, caso não concorde com as alterações introduzidas, poderá cessar a utilização do
marketplace Beautyland.
4- PROPRIEDADE INTELECTUAL
Todo o conteúdo e informação constantes no marketplace Beautyland e seus
subdomínios, são propriedade da Beautyland ou foram licenciados a esta e por isso
a utilização, reprodução, cópia e divulgação por outros meios de logotipos, textos,
imagens e vídeos, ou propriedade intelectual, constantes naquele está sujeita à sua
autorização prévia da Beautyland nesse sentido.
O Cliente deve cumprir as condições contratuais e legais aplicáveis aos produtos,
serviços e formações comercializados no marketplace Beautyland, nomeadamente no
que concerne à utilização dos direitos intelectuais, direitos de autor e direitos conexos,
direitos de utilização pessoais que regulam as cópias, a reprodução, etc. A Beautyland
não poderá ser responsabilizada pela utilização indevida que porventura possa ser
feita desses produtos e serviços.
Sem prejuízo do disposto acima, no âmbito do marketplace Beautyland os conteúdos e
informação relativos aos produtos e serviços e suas características são disponibilizados
pelos Vendedores, sendo da inteira responsabilidade destes. A Beautyland é alheia ao
conteúdo e informação que os Vendedores disponibilizam aos seus clientes, servindo
apenas como plataforma de compras online, relativamente aos produtos e serviços
comercializados por esses Vendedores.
5- INFORMAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS E SOBRE PREÇOS
5.1 Informação de Produtos, Serviços e Formações (SEMPRE exclusivos para
Profissionais)
A Beautyland tem em consideração a informação relativa às caraterísticas essenciais
dos produtos mediante descrições técnicas partilhadas pelos seus fornecedores ou
por terceiros, de fotografias e vídeos que ilustram os produtos comercializados, em
rigoroso respeito pelos melhores padrões do mercado, transmitindo-as de forma clara
aos seus Clientes na página de cada produto e/ou serviço que disponibiliza.
5.2 Informação de Preços
A Beautyland disponibiliza no seu marketplace, de forma clara, o preço total de cada
bem ou serviço, incluindo taxas e impostos, encargos suplementares de transporte,
despesas postais ou de entrega ou quaisquer outros encargos que sejam aplicáveis.
A Beautyland não poderá ser responsabilizada no caso de ocorrência de erro informático,
manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial
não prevista no preço de venda ao público que conste do ,arketplace Beautyland, pelo
que nos casos em que este seja exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido de
compra será considerado inválido e anulado e o Cliente será informado desse facto.
Os preços, produtos e serviços disponibilizados no marketplace Beautyland, bem
como as campanhas promocionais e ofertas, são unicamente válidos para compras
efetuadas através do marketplace , podendo não coincidir com os praticados nas lojas
físicas ou online dos Vendedores.
No âmbito do marketplace os preços de venda ao público dos produtos e serviços
comercializados pelos Vendedores e respetivas condições de venda são da exclusiva
responsabilidade destes, conforme melhor descrito no capítulo 3.
5.3 Sistema de recomendação
A Beautyland disponibiliza no seu marketplace, de forma clara e inteligível, os seus
produtos e serviços com base num sistema de recomendação e ordenação de gama. Os
sistemas de recomendação são sistemas parcialmente automatizados que a Beautyland
utiliza para sugerir ou conferir prioridade a informações e conteúdos específicos na
sua plataforma de venda.
Este tem por base um conjunto de parâmetros, permitindo aos Utilizadores do
marketplace Beautyland alterar ou influenciar esses parâmetros durante a sua navegação
na plataforma. Os resultados dos produtos e serviços oferecidos nas páginas de gama
do marketplace Beautyland têm por base os seguintes parâmetros:
Relevância: A ordenação por relevância apresenta resultados de produtos considerando
critérios como, mais visualizados, mais vendidos, produtos em campanha e produtos
que tenhas visualizado no passado. Consideramos que ao utilizar estes parâmetros
estamos a mostrar os produtos que mais te interessam, através do nosso sistema de
recomendações;
Preço (mais baixo): A ordenação por preço mais baixo classifica os produtos tendo
por base o preço, sendo apresentado do mais baixo para o mais alto;
Preço (mais alto): A ordenação por preço mais alto classifica os produtos tendo por
base o preço, sendo apresentado do mais alto para o mais baixo;
Melhor desconto: A ordenação por melhor desconto classifica os produtos tendo por
base o preço, sendo apresentado do maior para o menor desconto;
Melhor avaliação: A ordenação por melhor avaliação classifica os produtos tendo por
base as avaliações de clientes (de 1 a 5 estrelas), sendo apresentado do maior número
de estrelas para o menor;
Produtos em destaque: No âmbito da ordenação por relevância de produtos, existem os
produtos em destaque, cuja classificação tem por base a publicidade que foi paga pelo
anunciante e os seus interesses durante as suas pesquisas. Os produtos patrocinados
estão devidamente assinalados com a menção “Em Destaque”, e são apresentados
com maior destaque e visibilidade.
6- Marketplace Beautyland para Assinantes da Revista Beautyland
Para aceder a todas as vantagens de Descontos no marketplace Beautyland, o Utilizador
poderá comprar produtos, serviços e formações utilizando o seu código de Assinante,
seguindo as instruções indicadas em cada etapa.
Após a inclusão do seu código de Assinante, o utilizador poderá proceder à compra
do(s) seu(s) produto(s) à Beautyland, bem como a qualquer Vendedor no âmbito do
marketplace Beautyland.
7- Meios de pagamento
Para a comodidade do Cliente, a Beautyland disponibiliza no seu marketplace os
seguintes meios de pagamento dos produtos e/ou serviços:
Cartão Visa, MasterCard;
Multibanco;
MB Way;
Paypal;
Klarna.
Para mais informações sobre os meios de pagamento disponíveis, consulte a área de
ajuda.
CAPÍTULO II – CONDIÇÕES DE COMPRA À BEAUTYLAND NO MARKETPLACE BEAUTYLAND
1. Disponibilidade dos Produtos
Todos os produtos que se encontram no marketplace Beautyland estão disponíveis
para encomenda, salvo rutura de stock. Os produtos disponíveis no marketplace
Beautyland possuem um stock limitado pelo que podem ficar indisponíveis sem aviso.
Em caso de rutura de stock ocorrida após o pagamento da encomenda, o Vendedor
irá informar o Cliente desse facto tendo em vista o novo agendamento de entrega
assim que o artigo estiver disponível ou o reembolso no prazo máximo de 14 (catorze)
dias a contar da data do conhecimento daquela indisponibilidade.
2. Custos de Entrega
Podem ser devidos encargos suplementares pelo transporte do produto adquirido no
marketplace Beautyland, os quais acrescem ao preço total dos produtos selecionados.
O Cliente será informado destes encargos, sempre que aplicável, bem como do preço
total, antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra. A Beautyland
reserva-se o direito de alterar os preços destes encargos a qualquer momento, sem
prejuízo de aplicar as taxas e preços contratualizados no momento da realização do
pedido de compra.
Local de Entrega |
Tipo de Artigo |
Portugal Continental |
Madeira |
Porto Santo e Açores |
Domicílio |
Artigos de grandes dimensões e peso moderado/elevado |
Entregas gratuitas no período da manhã e tarde |
Entregas gratuitas no período da manhã e tarde |
Sob consulta |
Domicílio |
Artigos de dimensão e peso reduzido |
2,90€ |
8,90€ |
8,90€ |
Domicílio |
Artigos de dimensão e peso moderado/elevado |
5,90€ |
17,90€ |
17,90€ |
Os valores aqui apresentados poderão sofrer alterações.
4- Taxas e Impostos
Os preços de venda ao público indicados no marketplace Beautyland e seus subdomínios
são apresentados em euros. O IVA e outros impostos ou taxas, eventualmente devidos,
estão incluídos em todos os preços.
4. Tratamento e entrega da encomenda
A encomenda apenas será processada após a confirmação do respetivo pagamento,
sendo o Cliente informado, por escrito, da confirmação da celebração da venda do
produto/serviço e da data estimada de entrega ou disponibilização para envio.
O marketplace Beautyland não realiza entregas em apartados.
A entrega das encomendas efetuadas no marketplace Beautyland são da total
responsabilidade dos Vendedores que irão proceder ao envio e eventual devolução
caso seja necessário.
O Cliente pode escolher se quer receber o artigo numa morada à sua escolha ou numa
local a combinar diretamente com o Vendedor. O Cliente pode optar por agendar
o dia/hora e local pretendido de entrega, devendo contactar o Vendedor para esse
efeito.
Caso o Cliente escolha levantar o artigo num local específico, deverá proceder ao
levantamento no prazo de 15 dias, após a notificação para o efeito. Caso não proceda
ao levantamento do artigo no prazo indicado, a Beautyland irá conceder um prazo
adicional máximo para o efeito de 90 dias, findo o qual o(s) artigo(s) serão considerados
abandonados, nos termos previstos no artigo 1318.º do código civil, o que poderá
implicar a perda do direito de propriedade a favor da Beautyland.
A fatura da encomenda será disponibilizada, no momento da expedição da encomenda,
em formato digital, enviada através do e-mail fornecido no momento de aquisição do
produto, serviço ou formação.
A Beautyland poderá oferecer serviços adicionais relacionados com o processo de
entrega que serão visíveis no processo de compra.
5- Seguimento da encomenda
O Vendedor irá informar o Cliente do estado da sua encomenda e data de entrega ou
disponibilização do artigo, por e-mail ou por telefone.
Para qualquer questão adicional deverá contactar diretamente o Vendedor, que lhe
dará toda a informação sobre a sua entrega.
6- Cancelamento da Encomenda
Sem prejuízo do Direito de Livre Resolução previsto no ponto 10, o Cliente pode solicitar
o cancelamento da encomenda efetuada no marketplace Beautyland, até ao momento
de preparação dos artigos, devendo para o efeito contactar diretamente o Vendedor.
7- Erros
Nos termos do indicado no ponto 5.2 do Capítulo I, ressalvam-se eventuais erros
de programação, defeitos no funcionamento do sistema informático (máquina) ou
deformação da mensagem (incluindo lapsos de escrita), nos termos e para os efeitos
do artigo 33.º nº 2 al. a) e b) do Decreto-Lei 7/2004, de 07 de janeiro.
8. Garantia
Poderá exercer os seus direitos contactando ou dirigindo-se diretamente ao Vendedor.
9. Direito de Rejeição
Em caso de desconformidade do bem, nos primeiros trinta (30) dias após a entrega
do mesmo, o consumidor pode solicitar a sua substituição ou a resolução contratual.
10. Direito de Livre Resolução do Contrato
No âmbito das compras no marketplace Beautyland, o consumidor dispõe de um
prazo de 14 dias, a contar do dia em que adquira a posse física dos bens ou do dia
em que adquira a posse física do último bem, no caso de vários bens encomendados
numa única encomenda e entregues separadamente, para proceder à devolução da
sua encomenda, sem custos para além dos estabelecidos na presente cláusula e sem
necessidade de indicar o motivo, de acordo com o disposto no nº 1 do artigo 10º do DL
nº 24/2014, de 14 de fevereiro, na sua versão atual.
Para exercer este direito, deve declarar inequivocamente de que pretende resolver
o contrato e deve devolver o artigo completo, nas mesmas condições em que foi
vendido, sem sinais de uso indevido, em embalagem original e em bom estado, manual
de instruções e acompanhado de todos os acessórios que o constituem.
No caso de o Cliente comprar vários produtos no âmbito de uma campanha com oferta
de um ou vários produtos da encomenda, como por exemplo “pague um leve dois”
ou “pague dois e leve três”, o direito de livre resolução deve ser exercido em relação
a todos os bens encomendados. Nestes casos, a decisão de aceitação da devolução
parcial da encomenda será da responsabilidade do Vendedor.
No caso de exercício do direito em apreço, incumbe ao Cliente suportar o custo da
devolução dos Produtos.
11.1 Declaração de resolução
Caso assim entenda, o consumidor pode exercer o direito de livre resolução através
do preenchimento e envio via eletrónica do modelo de formulário de livre resolução
anexo ao referido Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro que se encontra disponível
em Política de Devoluções, ou através de qualquer outra declaração inequívoca de
resolução.
11.2 Devolução do Artigo
Assim que o Vendedor receba a declaração do Cliente de exercício do direito de
resolução, o Cliente será contactado para agendar a recolha do artigo, nos casos
aplicáveis. Ao abrigo do direito de livre resolução, o Vendedor irá receber o bem do
Cliente, por correio, caso o produto comprado no marketplace Beautyland não puder,
pela sua natureza ou dimensão, a recolha dos restantes produtos pode estar sujeita ao
pagamento dos custos de transporte indicados no ponto 2.
A devolução pelo Cliente de qualquer artigo de pequena e média dimensão deve ser
realizada no prazo máximo de 14 dias após a comunicação da decisão de resolução do
contrato nos termos do Direito de Livre Resolução, apresentando o artigo no estado
acima indicado, bem como a fatura e guia de transporte correspondente (se aplicável)
e o documento de identificação (Cartão do Cidadão).
11.3 Reembolso
Após o exercício do Direito de Livre Resolução do Contrato, o reembolso do valor pago
pelo Cliente, incluindo, se aplicável, os custos que o cliente tenha pago pela entrega
do bem, será efetuado através do mesmo meio de pagamento que foi utilizado na
compra inicial, sem custos para o consumidor, após a validação do cumprimento das
condições de devolução descritas no ponto 11, tendo a Beautyland um prazo máximo
de 14 dias para o efeito.
Salvo os casos em que a Beautyland se ofereça para recolher o artigo, a Beautyland
pode reter o reembolso enquanto o artigo não for recebido ou enquanto o Cliente não
apresentar prova da devolução do artigo.
11.4 Direito de Livre Resolução aplicável à Prestação de Serviços
Nos termos previstos na legislação aplicável, o Direito de Livre Resolução no âmbito
da prestação de serviços está sujeito às seguintes restrições:
Se o Cliente solicitar expressamente que a prestação de serviços se inicie ou seja
prestada antes do prazo dos 14 dias previsto no ponto 10, e vier a exercer o Direito
de Livre Resolução, deve pagar um montante proporcional ao que foi efetivamente
prestado até à comunicação da resolução;
O Cliente não pode resolver livremente o contrato de prestação de serviços quando os
serviços tenham sido integralmente prestados nos termos do ponto anterior.
11.5 Exclusões Legais ao Direito de Livre Resolução
Sem prejuízo do disposto no ponto 9.4, excluem-se do Direito de Livre Resolução do
Contrato os contratos de:
Fornecimento de bens confecionados de acordo com as especificações do Cliente ou
manifestamente personalizados;
Fornecimento de bens que, por natureza, não possam ser reenviados ou sejam
suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora do prazo;
Fornecimento de bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção
da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega;
Fornecimento de bens que, após a sua entrega e por natureza, fiquem inseparavelmente
misturados com outros produtos;
Fornecimento de produtos a que o consumidor tenha retirado o selo de garantia de
inviolabilidade após a entrega;
Fornecimento de livros ou revistas, com exceção dos contratos de assinatura para o
envio dessas publicações;
Fornecimento de conteúdos digitais não fornecidos em suporte material se:
i) A sua execução tiver início com o consentimento do Cliente;
e
ii) O Cliente reconhecer que o seu consentimento implica a perda do direito de livre
resolução.
12. Responsabilidade
A Beautyland não é responsável pelos prejuízos decorrentes de quaisquer vírus
informáticos, problemas de rede, ou de fornecimento de internet, informações prestadas
pelos fornecedores ou quaisquer outras situações a que seja alheia e que impeçam
o acesso e correto funcionamento do domínio www.marketplacebeautyland.pt bem
como dos serviços disponibilizados no mesmo.
CAPÍTULO III – CONDIÇÕES DE COMPRA AOS VENDEDORES NO MARKETPLACE
BEAUTYLAND
1. Introdução
A Beautyland disponibiliza no seu marketplace, um mercado online (designado
“Marketplace Beautyland”) que permite aos Clientes, maiores de 18 anos, Profissionais
do setor de beleza e bem-estar, a compra de Produtos a Vendedores externos à
Beautyland, a preços e condições estabelecidas pelos próprios Vendedores. Esta
compra é feita por intermédio da Beautyland, que disponibiliza o seu website e recebe
os pagamentos por conta do Vendedor.
Entende-se por “Produtos” qualquer bem físico comercializado pelos Vendedores do
Marketplace.
Entende-se por “Vendedores” as pessoas coletivas previamente aprovadas pela
Beautyland que disponibilizam os seus Produtos, Serviços e Formações para venda
no marketplace da Beautyland.
2. Funcionamento do Marketplace Beautyland
O marketplace da Beautyland permite ao Cliente consultar e comprar Produtos, Serviços
e Formações, exclusivos para Profissionais de beleza e bem-estar comercializados
pelos Vendedores no marketplace Beautyland, bem como avaliar os Vendedores.
A Beautyland não assume a posição de agente/distribuidor/representante dos
Vendedores, nem de revendedor dos Produtos, Serviços e Formações propostos pelos
Vendedores por intermédio do marketplace da Beautyland.
Os Produtos, Serviços e Formações anunciados e vendidos no marketplace da Beautyland
são da inteira responsabilidade dos Vendedores de marketplace, nomeadamente no
que se refere à sua propriedade, qualidade, segurança, garantia e cumprimento da
legislação aplicável.
3. Cliente
O Cliente apenas poderá comprar no marketplace Beautyland se for Profissional de
beleza e bem-estar, aceitando as condições apresentadas quando a aquisição dos
Produtos, Serviços e Formações e tendo de confirmar junto do Vendedor responsável
pelos produtos vendidos ou pela prestação dos serviços ou formações disponibilizados.
4.Produtos e Condições de Venda
Os produtos comercializados no marketplace podem ser novos, recondicionados ou
usados, conforme indicado expressamente junto de cada produto.
No âmbito do marketplace, a Beautyland não assume a responsabilidade da informação
disponibilizada sobre os produtos de marketplace, nos termos previstos no artigo 14.º
do Decreto-Lei 7/2004 de 7 de janeiro.
O preço e as condições de venda dos produtos de marketplace assim como a definição
dos métodos de envio, respetivos custos e zonas geográficas de entrega são da inteira
responsabilidade dos respetivos Vendedores e são informados ao Cliente previamente
à efetivação da compra.
O preço é indicado em euros e já inclui todas as taxas e impostos aplicáveis. Os portes
de envio não estão incluídos no preço indicado na página do produto, podendo ser
consultados quando o Cliente procede ao checkout da encomenda.
No momento da receção do produto adquirido em marketplace o Cliente deve verificar
se a respetiva fatura foi enviada ou em papel ou se está disponível na sua caixa de
correio eletrónico. Caso não a tenha recebido, nem esteja disponível na sua caixa de
correio eletrónico deverá de imediato solicitar o seu envio ao Vendedor através do
canal de comunicação disponível no marketplace Beautyland.
A Beautyland não poderá ser responsabilizada no caso de ocorrência de erro informático,
manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial
não prevista no preço de venda ao público que conste do marketplace Beautyland,
pelo que nos casos em que este seja exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido
de compra será considerado inválido e anulado e o Cliente será informado desse facto.
5. Compra
O processo de compra no marketplace Beautyland ocorre de forma autónoma pelo
Cliente no marketplace Beautyland.
Após o pagamento, as encomendas terão de ser aceites pelos Vendedores, sendo
que após esta aceitação (ou recusa) a Beautyland envia um email com a respetiva
informação para o Cliente. Em caso de recusa, o valor pago será reembolsado.
A expedição e entrega das encomendas é da responsabilidade dos respetivos
Vendedores.
6. Celebração do Contrato de Compra e Venda entre o Cliente e os Vendedores
O contrato de compra e venda entre o Cliente e o Vendedor, melhor identificado em
cada um dos Produtos, é celebrado sob condição resolutiva de os Produtos estarem
disponíveis.
Os Vendedores devem confirmar ao Cliente a aceitação das encomendas no prazo
máximo de 72 (setenta e duas) horas a contar da receção do pedido das respetivas
encomendas.
Caso o Vendedor não aceite a encomenda no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas,
o contrato de compra e venda (entre o Cliente e o Vendedor) será automaticamente
resolvido e os valores pagos pelo Cliente serão reembolsados, pelo mesmo método
de pagamento.
A Beautyland não assume qualquer responsabilidade decorrente das transações
levadas a cabo entre o Cliente e os Vendedores, nem pelos produtos, serviços ou
formações vendidos, salvo nos casos de desconformidade ou ativação da garantia, ao
abrigo do Regime Jurídico da Venda e Garantia de Bens de Consumo.
7. Faturação
No âmbito da Diretiva do IVA*, a Beautyland irá, em algumas situações, emitir a fatura
relativa a produtos vendidos pelos Vendedores do marketplace, exclusivamente para
efeitos fiscais. A emissão da fatura não tem efeitos legais sobre o contrato de compra
e venda e, nesse sentido, a Beautyland mantém-se alheia à relação estabelecida entre
o Cliente e o Vendedor, sendo a responsabilidade da compra e serviço pós-venda do
Vendedor marketplace. Para questões relacionadas com a compra e venda contacte
diretamente o Vendedor no marketplace Beautyland, através da sua área pessoal.
* Diretiva 2006/112/CE do Conselho de 28.11.2006, relativa ao sistema comum do
imposto sobre o valor acrescentado (DIVA), com as alterações introduzidas Diretiva
(UE) 2017/2455 do Conselho, de 05.12.2017 e Diretiva (UE) 2019/1995 do Conselho, de
21.11.2019.
8. Expedição e Entrega
A expedição e entrega das encomendas de marketplace é da inteira responsabilidade
dos respetivos Vendedores do marketplace.
Uma vez feita a encomenda, os dados da mesma não podem ser alterados,
nomeadamente no que se refere ao método de envio, morada de entrega e contactos
de receção.
A Beautyland não intervém nos processos de entrega, não assumindo qualquer
responsabilidade pelo estado ou prazo de entrega das encomendas.
9. Confirmação da Receção
É responsabilidade do Cliente confirmar a receção dos produtos e a conformidade dos
mesmos.
Os produtos assumem-se como recebidos no prazo de 21 (vinte e um) dias corridos a
contar da data da respetiva expedição, salvo indicação em contrário pelo Cliente. Esta
cláusula não prejudica ou condiciona os direitos do consumidor previstos na lei.
10. Desconformidades no Momento da Receção
Caso as encomendas não sejam entregues ao Cliente, cheguem danificadas ou em
desconformidade com a informação prestada pelos Vendedores no momento da
compra, o Cliente tem direito a reclamar junto dos respetivos Vendedores ou da
Beautyland.
As condições de devolução de produtos de marketplace aos Vendedores devem
ser consultadas na página dos respetivos Vendedores dos produtos no marketplace
Beautyland ou em https://www.marketplacebeautyland.pt/politica-devolucoes.
11. Direito de Rejeição
Em caso de desconformidade do bem, nos primeiros trinta (30) dias após a entrega
do mesmo, o consumidor pode solicitar a sua substituição ou a resolução contratual.
12. Direito de Rejeição
Nos termos da legislação em vigor o Cliente tem, num prazo de 14 (catorze) dias
corridos a contar da data de receção do(s) produto(s) encomendado(s), o direito a
resolver livremente o contrato com os Vendedores.
Incumbe ao Cliente suportar o custo da devolução do bem, exceto quando os
Vendedores aceitem expressamente suportar esse custo. Caso os Vendedores não
se ofereçam para recolher eles próprios o bem, o Cliente deve devolver os produtos
aos Vendedores, no prazo de 14 (catorze) dias corridos a contar da data em que tiver
comunicado a sua decisão de livre resolução.
O reembolso do montante pago pelos produtos devolvidos é efetuado pela Beautyland
ao Cliente no prazo máximo de 14 (catorze) dias corridos a contar da data em que os
Vendedores confirmarem a receção e conformidade das encomendas devolvidas pelo
Cliente ou o Cliente apresentar à Beautyland e/ou aos Vendedores comprovativo da
devolução.
Exceções ao Direito de Livre Resolução:
De acordo com o Decreto-Lei 24/2014, de 14 de fevereiro, na sua redação atual, e salvo
acordo das partes em contrário, o Cliente não pode devolver nomeadamente:
Bens confecionados de acordo com especificações do Cliente ou manifestamente
personalizados;
Bens que, por natureza, não possam ser reenviados ou sejam suscetíveis de se
deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora de prazo;
Bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de
higiene quando abertos após a entrega;
Bens que, após a sua entrega e por natureza, fiquem inseparavelmente misturados
com outros produtos;
Fornecimento de produtos seladas, a que o consumidor tenha retirado o selo de
garantia de inviolabilidade após a entrega;
Fornecimento de livros ou revistas, com exceção dos contratos de assinatura para o
envio dessas publicações.
Fornecimento de conteúdos digitais não fornecidos em suporte material se:
i) A sua execução tiver início com o consentimento do Cliente;
ii) O Cliente reconhecer que o seu consentimento implica a perda do direito de livre
resolução.
Outras condições específicas poder-se-ão aplicar de acordo com as condições
estabelecidas por cada um dos Vendedores.
13. Reembolsos
O reembolso do montante pago pelos produtos devolvidos, nos casos aplicáveis, é
efetuado pela Beautyland ao Cliente.
O reembolso dos pagamentos é feito através do mesmo meio de pagamento utilizado
na compra (no caso de pagamento por Referência Multibanco a Beautyland entrará
em contacto com o Cliente para que este lhe indique o IBAN onde pretende receber o
reembolso) e após a confirmação por parte dos Vendedores da receção dos produtos
devolvidos em conformidade com as condições de devolução.
No caso da devolução da totalidade dos produtos de uma encomenda, será devolvido
o total pago pelo Cliente (produtos + portes de envio). Caso uma encomenda seja
parcialmente devolvida, o Cliente receberá um reembolso parcial correspondente ao
preço do(s) produto(s) devolvido(s) + custo de envio rateado pelo número de produtos
da encomenda.
A Beautyland apenas intervém nos processos de reembolso até um prazo de 45
(quarenta e cinco) dias corridos após o momento da compra. Findo este prazo, a
Beautyland não terá qualquer responsabilidade e/ou intervenção, devendo o Cliente
gerir direta e autonomamente com os Vendedores qualquer questão relacionada com
reembolsos.
14. Pós-Venda
O serviço pós-venda dos produtos de marketplace é da responsabilidade dos respetivos
Vendedores do marketplace e da Beautyland.
O Cliente deverá gerir com os Vendedores do marketplace ou com a Beautyland
qualquer questão relacionada com o pós-venda. O Cliente poderá contactar os
Vendedores através da sua área de Cliente ou via canais alternativos de contacto do
Vendedor indicados na página do respetivo Vendedor no marketplace da Beautyland
ou a Beautyland através do seguinte link https://www.marketplacebeautyland.pt/
politica-devolucoes.
15. Garantia
Os Vendedores do marketplace e a Beautyland respondem solidariamente nos casos
de desconformidade ou ativação da garantia, ao abrigo do Regime Jurídico da Venda
e Garantia de Bens de Consumo.
Aplicam-se aos produtos adquiridos no marketplace da Beautyland as garantias
previstas na legislação Portuguesa, para cada tipologia de produtos.
No caso de o produto ser devolvido pelo Cliente, este deverá suportar os custos inerentes
ao seu transporte. Verificando-se a não conformidade do produto, as despesas de envio
serão reembolsadas pelo Vendedor ou pela Beautyland. Verificando-se uma utilização
indevida do produto, as despesas de envio caberão exclusivamente ao Cliente.
Para mais detalhe, consultar a página de cada um dos Vendedores do marketplace
Beautyland.
16. Avaliação dos Vendedores
A Beautyland põe à disposição do Cliente mecanismos para avaliar o desempenho dos
Vendedores após a confirmação da receção das encomendas por este.
A avaliação realiza-se pela atribuição de critérios de avaliação pelo Cliente sendo que a
Beautyland não fiscaliza estas apreciações, podendo, no entanto, decidir eliminar, sem
aviso prévio, qualquer apreciação cujo conteúdo lhe seja sinalizado como calunioso ou
difamatório.
As avaliações dos Vendedores ficam visíveis para todos os visitantes do marketplace
Beautyland, sendo identificáveis pelo nome do respetivo utilizador que a publicou.
17. Contactos
No âmbito do marketplace Beautyland, os contactos devem ocorrer sempre diretamente
entre o Cliente e os Vendedores com conhecimento da Beautyland.
Todos os contactos dos Vendedores podem ser consultados na página de cada um
dos Vendedores no marketplace Beautyland.
18. Litígios
A Beautyland não é parte do contrato de compra e venda celebrado entre os Vendedores
e o Cliente. Deste modo, os litígios deverão ser resolvidos diretamente entre o Cliente e os
Vendedores, podendo eventualmente a Beautyland ser intermediária na resolução dos
mesmos através da ferramenta de mensagens colocadas à disposição no marketplace.
No entanto, a Beautyland não assumirá qualquer responsabilidade perante o Cliente,
por ser parte alheia da relação contratual entre Cliente e Vendedor.
19. Responsabilidade
A Beautyland não se responsabiliza pela utilização defeituosa do marketplace por
parte do Cliente ou por qualquer erro da sua parte no processo de compra, nem tão
pouco por factos imputáveis a entidades ou pessoas terceiras.
A Beautyland não se responsabiliza pelos conteúdos e informação disponibilizados
pelos Vendedores do marketplace que são da inteira responsabilidade destes.
A Beautyland não se A Beautyland não se responsabiliza pelas vendas concluídas por intermédio do
marketplace, sendo que qualquer reclamação relativa à compra deverá ser encaminhada
para os Vendedores, ao qual compete assumir a responsabilidade sobre os contratos
de compra e venda entre o Cliente e os Vendedores.
O Cliente é responsável pela utilização que faz do marketplace Beautyland,
nomeadamente a informação que fornece na compra e o conteúdo da avaliação dos
Vendedores
CAPÍTULO IV - POLÍTICA RELATIVA A DADOS PESSOAIS
1. Dados Pessoais tratados pela Beautyland
O responsável pelo tratamento de Dados Pessoais do Cliente no marketplace Beautyland
é a SALVADO & SOUSA - Business Alliance Lda., melhor identificada no Capítulo I, que
pode ser contactada através da linha de Apoio ao Cliente 210 107 522, disponível das
9h00 às 18h00, de Segunda a Sexta (Chamada para a rede fixa nacional). O Cliente
pode ainda contactar o Encarregado de Proteção de Dados (DPO) Beautyland através
do endereço de email info@beautyland.pt.
O tratamento dos dados pessoais do Cliente no âmbito da Beautyland tem como objetivo
a previsão de preferências de consumo e identificação de perfis visa a elaboração de
ações customizadas de marketing, a venda personalizada no atendimento online.
No âmbito de cada compra concreta, a Beautyland trata os dados relativos às transações
na execução do contrato de compra e venda de aquisição de produtos ou prestação de
serviços que a Beautyland disponibiliza no marketplace Beautyland ou nas respetivas
diligências pré-contratuais a pedido do Cliente (titular dos dados). Incluem-se neste
âmbito os dados de faturação, entrega, pagamento e devoluções.
Poderão ainda ser realizadas auditorias que visam acautelar o interesse da Beautyland
em garantir a segurança informática, a deteção de fraudes, ou a resposta a notificações
de autoridades oficiais.
Durante a navegação no marketplace Beautyland, a Beautyland poderá aceder e
proceder ao armazenamento de informações relativas à navegação, nos termos da
política de cookies disponível aqui https://www.marketplacebeautyland.pt/politica-
de-cookies.
2. Dados tratados no Marketplace
No caso de o Cliente fazer compras no âmbito do marketplace, o Vendedor será um
responsável autónomo pelo tratamento dos dados pessoais, estando os dados e
contactos deste disponíveis, bem como os contactos do Encarregado de Proteção de
Dados, caso exista, na página de cada Vendedor.
Os dados pessoais do Cliente apenas serão tratados pelo Vendedor no âmbito do
marketplace para a execução e gestão do contrato de compra e venda, incluindo o seu
pagamento, entre o Cliente e os Vendedores. A Beautyland também trata os dados
pessoais do Cliente no âmbito do marketplace para a gestão do pagamento, bem
como para a avaliação dos mesmos pelo Cliente.
No âmbito do marketplace os dados pessoais do Cliente apenas são transmitidos ao
Vendedor, sendo que alguns Vendedores poderão estar sedeados ou ter como local
de expedição um país terceiro à União Europeia. A transferência de dados pessoais
para países terceiros, quando aplicável, é necessária para a execução do contrato
entre o titular dos dados e o responsável pelo tratamento ou de diligências prévias à
formação do contrato decididas a pedido do titular dos dados. O país de origem e o
país de expedição, podem ser consultados na página do Vendedor.
O Vendedor aceitou termos e condições, nos termos dos quais deu garantias de
cumprimento das regras aplicáveis em matéria de proteção de dados pessoais. Em
caso algum a Beautyland transmitirá quaisquer outros dados para além daqueles que
estão associados ao processo de compra.
O exercício de direitos de dados pessoais relacionados com a compra e venda no
marketplace terá de ser exercido junto do Vendedor, sem prejuízo de o Cliente poder
autonomamente exercer direitos junto da Beautyland relativos à gestão da conta online.
3. Destinatários dos dados pessoais
A Beautyland apenas transmite os dados pessoais dos Clientes à Autoridade Tributária
e a outras entidades que tenham necessidade de os receber devido a obrigações legais
ou para cumprimento do contrato de compra e venda, como é o caso dos Vendedores
do marketplace
4. Prazo de conservação dos dados pessoais
A Beautyland procederá à eliminação dos dados pessoais relativos às transações
realizadas pelo Cliente no marketplace Beautyland 10 (dez) anos após a data da última
transação.
O prazo referido corresponde ao prazo obrigatório de conservação dos documentos
contabilísticos.
Os dados pessoais recolhidos para efeitos da entrega dos produtos serão eliminados
no prazo de 2 (dois) anos após a entrega em cumprimento das obrigações de garantia
dos artigos.
Caso o Cliente cancele o consentimento, os dados serão eliminados pela Beautyland
no prazo de um mês após o Cliente manifestar essa intenção de a cancelar. Neste caso,
a Beautyland manterá apenas os dados de transações para efeitos fiscais, durante o
prazo previsto na Lei.
5. Direitos do Cliente
O Cliente tem os seguintes direitos no âmbito da proteção de dados pessoais: direito de
acesso, direito de retificação, direito de apagamento, direito de limitação do tratamento,
direito de portabilidade, direito de oposição e direito de não ficar sujeito a decisões
automatizadas, os quais podem ser exercidos nos termos previstos na legislação e
regulamentação aplicável.
Mais informações sobre a política de privacidade da Beautyland, poderão ser consultada
em https://www.marketplacebeautyland.pt/politica-de-privacidade.
CAPÍTULO V – LEI APLICÁVEL E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
1.Legislação aplicável
Os presentes Termos & Condições e todos os contratos que vierem a ser celebrados
ao abrigo dos mesmos regem-se pela legislação portuguesa.
2. Resolução Alternativa de Litígios
Em caso de litígios nacionais e transfronteiriços, iniciados por um consumidor contra
um fornecedor de bens ou prestador de serviços que digam respeito a obrigações
contratuais resultantes de contratos de compra e venda ou prestação de serviços,
celebrados entre o fornecedor de bens estabelecido e os consumidores residentes
em Portugal e na União Europeia (quer seja a Beautyland, quer seja um Vendedor no
marketplace Beautyland), o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução
de Litígios de Consumo.
A Beautyland e os Vendedores do marketplace estabelecidos em Portugal estão sujeitos
à arbitragem necessária ou mediação, no âmbito de conflitos de consumo de reduzido
valor económico (até 5.000€) quando, por opção expressa dos consumidores, sejam
submetidos à apreciação de tribunal arbitral adstrito aos centros de arbitragem de
conflitos de consumo legalmente autorizados.
Os Clientes Beautyland que tenham denunciado conteúdos ilícitos, ilegais, violadores
dos presentes Termos e Condições ou cujos litígios não tenham sido possíveis de
resolver por via do sistema de gestão de reclamações, têm o direito de selecionar um
organismo extrajudicial de resolução de litígios, desde que devidamente certificado
emitido pelo Coordenador dos Serviços Digitais.
Atualmente existem em Portugal as seguintes entidades de Resolução de Litígios de
Consumo:
- Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC);
- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra (CACCDC);
- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL);
- Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL);
- Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira (CACC RAM);
- Centro de Informação e Arbitragem do Porto (CICAP);
- Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Ave (TRIAVE);
- Centro de Informação e Arbitragem do Vale do Cávado (CIAB);
- Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Algarve (CIMAAL);
Em caso de litígio de consumo nacionais e transfronteiriços, no âmbito do online (em
linha), o consumidor pode recorrer ao Centro Europeu do Consumidor através da
Plataforma ODR (“online dispute resolution”), com competência para resolução de
litígios relativos às obrigações contratuais resultantes de contratos de venda ou de
serviços online.
Os litígios relativos a compras efetuadas no marketplace a Vendedores estabelecidos
fora da União Europeia não se encontram abrangidas pela Resolução Alternativa de
Litígios indicada na presente cláusula.
Mais informações no site da Direção-Geral do Consumidor: www.consumidor.gov.pt.